A História do Centro Vocacional Maria, Mãe Imaculada
As origens dos Centros Vocacionais remontam à fundação da Legião de Cristo em 1941 na Cidade do México.
Desde então, 20 dessas escolas apostólicas surgiram em todo o mundo, nos Estados Unidos, Canadá, Itália, Alemanha, Espanha, França, México, Brasil, Colômbia, Venezuela, e Argentina, entre outras. O Brasil chegou a ter 3 escolas apostólicas em Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.
O Centro Vocacional Maria Mãe Imaculada, abriu as suas portas no verão de 1992 junto a um noviciado dos Legionários de Cristo. Na residência da rua Brasílio Cuman, 1757 – São Braz, Curitiba – PR. Com o crescimento das vocações construiu-se a residência na mesma rua no número 2500. No ano de 2014, o centro vocacional regressou a casa no 1757 para deixar lugar para o Colégio Internacional Everest. Em 2015 tornou-se o único Centro Vocacional no Brasil, quando combinou recursos com o Centro Vocacional Nossa Senhora Aparecida, São Paulo, originalmente localizado em Arujá.
Desde que abriu as suas portas, mais de 1000 estudantes passaram pelo Centro Vocacional Maria, Mãe Imaculada. Boa parte ingressou no noviciado da Legião de Cristo em Arujá, São Paulo, alguns no seminário diocesano ou até mesmo outras congregações. Os outros, porém, encontraram seu caminho no meio secular, formando famílias e construindo a Igreja como leigos, com um fundamento firme na sua fé e missão como apóstolos leigos de Cristo.
O Centro Vocacional Hoje
Nossos Alunos
Atualmente tem 25 alunos morando no seminário. Dezesseis adolescentes do Ensino Fundamental II que estudam na estrutura do seminário, e nove alunos de Ensino Médio que estudam no Everest. Eles fazem toda sua formação no lugar, visitando a própria família nos domingos e 1 fim de semana por mês.
Equipe de formadores
Reitor: Pe. Matthieu Boo d’Arc, LC (França)
Assistente de ensino médio: Pe. Sérgio Mourão, LC (Brasil)
Assistente de ensino fundamental II: Pe. João Paulo Jäger, LC (Brasil)
Saiba mais sobre o dia a dia do seminário no artigo: Conheça o novo reitor do Centro Vocacional: entrevista com o Pe. Matthieu Boo d’Arc, LC