Espiritualidade

Espiritualidade

Espiritualidade Cristocêntrica

O nome “Legionários de Cristo” é expressão de uma espiritualidade cristocêntrica. Para cada legionário, Jesus Cristo é o critério, o centro e o modelo de toda a sua vida religiosa, sacerdotal e apostólica.
O Legionário procura conhecer e experimentar Jesus Cristo intimamente, especialmente no Evangelho, na eucaristia e na cruz. Ele se esforça para amá-lo com um amor pessoal e apaixonado. Propõe-se a imitá-lo e pregar sua palavra aos outros.

O amor filial a Maria

Os Legionários fomentam um amor terno e filial a Maria, Mãe da Igreja e mãe de sua vocação. A Ela dedicam sua vida religiosa, seu sacerdócio e o seu apostolado.
Eles a veneram com devoção genuína, buscando imitar suas virtudes, sobretudo sua fé, esperança e caridade, sua obediência, humildade e sua cooperação no plano redentor de Cristo.

Amor à Igreja

Amam apaixonadamente a Igreja, continuando a missão de Cristo em favor da extensão do seu Reino na Terra; junto à Igreja e ao passo da Igreja, expressamos nossa profunda união com Cristo.

A adesão ao Papa

Os Legionários aderem com amor ardente e pessoal ao Vigário de Cristo na Terra. Estudam com interesse seus escritos e divulgam seus ensinamentos e suas iniciativas. Defendem o carisma de seu primado e Magistério.
Louvam com um espírito de fé os Bispos em comunhão com o Romano Pontífice, como sucessores dos apóstolos e testemunhas da verdade divina e católica. Esforçam-se para colaborar com eles na realização dos programas pastorais diocesanos, na formação católica da juventude e da família, na promoção social e na nova evangelização.
Somam assim suas forças nas estruturas diocesanas, fazendo com que o carisma recebido de Deus frutifique para o bem da Igreja como um todo.

A extensão do Reino de Cristo para Glória de Deus

A pregação e extensão do Reino de Cristo é o ideal que inspira, estimula, dirige e molda os fins apostólicos do Legionário.
Os Legionários buscam que Cristo reine nos corações e na sociedade, para transformar os homens de acordo com o ideal do ”novo homem em Cristo”, para criar a civilização do amor e da justiça.

O amor de Cristo pela salvação das almas

O coração de toda a espiritualidade da Legião de Cristo é a caridade. O Legionário busca amar todos os homens, comprometendo-se a seu serviço, como o Bom Pastor que dá sua vida pelas ovelhas, sem diferenças de raça, cultura ou condição social.
Os Legionários vivem em comunidade com alegria e união fraterna.