Etapas da formação

Etapas da formação

Candidatado - Postulantado

Quando um jovem percebe o chamado de Deus para ser Legionário, é oferecida a oportunidade de ter um acompanhamento pessoal, juntamente com algumas convivências vocacionais para conhecer melhor a si mesmo e o espírito Legionário. Este período é concluído com o candidatado, que são dois meses no noviciado integralmente dedicados ao discernimento vocacional, com a ajuda de um sacerdote experiente, onde se verifica o chamado de Deus e as próprias qualidades para respondê-lo de modo livre e firme.
Concluído esse período, o jovem que é admitido inicia o período de meio ano de postulantado, que busca ser uma imersão no carisma do Regnum Christi e uma transição para o novo estilo de vida na Congregação. 

Noviciado

O noviciado é “a Universidade onde se estuda Jesus Cristo”. Seu lema, “Christus Vita Vestra”, reflete o ideal que o inspira: que Cristo seja o caminho, a verdade e a vida do Legionário.
O dia do noviço se inicia com uma hora de oração pessoal, seguido da Santa Missa. Depois do café da manhã, seguem-se diversas atividades alternadas entre a oração, a formação, o trabalho e a convivência fraterna. No início da a tarde, o Santíssimo Sacramento é exposto. Cada um tem seu tempo pessoal de adoração eucarística, concluindo, no final da tarde, com a benção eucarística comunitária. Ademais, o noviço tem a oportunidade de ter todos os dias a oração do santo terço, a leitura espiritual e outro momento de oração pessoal antes da benção eucarística. Estes momentos de adoração e diálogo pessoal com Jesus Cristo são importantíssimos para conhecê-lo melhor, aprender a orar e a amar, para ouvir e refletir com Jesus sobre a própria vida e vocação.
As aulas e estudos são voltadas à espiritualidade eclesial, da vida religiosa e da Congregação. Ainda que este período seja mais voltado à contemplação, semanalmente os noviços têm seu momento de apostolado em diversas iniciativas apostólicas do Regnum Christi, para ir formando gradualmente um coração de apóstolo e a arte do apostolado.
Após dois anos, o noviciado se conclui com a profissão temporal dos votos religiosos por um período de três anos para aqueles cuja vocação é ser Legionário. Esta profissão é renovada até a emissão dos votos perpétuos.

Humanidades clássicas e Filosofia

Após o noviciado, o Legionário inicia o período de estudos universitários. Pela sua vocação de formador de líderes católicos e por ser missionário, o Legionário é chamado a preparar-se bem para colaborar com Cristo na extensão do Seu Reino em todos os corações. Como um sinal visível da comunhão de vida anunciado por Cristo no Evangelho, da universalidade do Reino de Deus, e para garantir uma melhor formação enriquecida por diversas culturas, os centros de formação e apostolado da Legião de Cristo são compostos por membros de diferentes nacionalidades. Pela mesma razão, o Legionário não fará todos os seus estudos e trabalhos apostólicos no seu país de origem. Ademais, com a finalidade de viver em primeira pessoa a beleza da Igreja na sua unidade e para formar no seu coração um amor e uma adesão ao Vigário de Cristo na terra, o Legionário passará ao menos um período da sua formação inicial em Roma.
O período de Humanidades Clássicas está voltado a um conhecimento universal da história, literatura, oratória, além do estudo das línguas clássicas: o latim e o grego.
Após dois anos, seguem-se três anos no estudo da filosofia, para que o Legionário possa estabelecer um diálogo capaz de oferecer respostas racionais aos diversos interrogantes do homem e da sociedade.
É sobre uma razão bem formada, em busca da verdade, onde a teologia será recebida com mais profundidade. Ademais, neste período o Legionário vai amadurecendo e consolidando a própria vocação.

Práticas Apostólicas

Concluindo a filosofia, o Legionário dedicará dois anos da sua vida inteiramente para aprender de primeira mão a arte do apostolado. Igualmente buscará colocar em prática tudo aquilo que aprendeu, sobretudo a unir a dimensão contemplativa à sua vida apostólica. Aonde ir? A Legião de Cristo oferece múltiplas missões e lugares para seus membros de acordo com suas qualidades e com as necessidades presentes; porém o Legionário está aberto e disponível a ser enviado aonde mais precisar. Ele será acolhido em uma comunidade legionária e será acompanhado por um superior e um tutor apostólico para que possa seguir amadurecendo toda sua vida e vocação.

Teologia e Ordenação Sacerdotal

Concluindo suas “práticas apostólicas”, o Legionário, mais maduro e consciente da realidade das pessoas a quem será enviado como pastor, inicia seus estudos teológicos. Esta formação não é somente intelectual, mas engloba toda a pessoa. Neste momento, a atenção ao coração do Legionário ganha prioridade. É um momento importante para ir afinando a formação recebida em preparação à profissão perpétua e para ser configurado com Cristo Bom Pastor, que veio para dar a própria vida, na ordenação diaconal e sacerdotal.
Concluídos os estudos teológicos, o Legionário recebe a ordenação diaconal antes de ser enviado para sua missão. Após um ano, recebe a ordenação presbiteral. Conclui-se assim a etapa inicial de formação, mas não se conclui a formação, pois essa dura toda a vida.

Formação Permanente

A vida do cristão é uma contínua luta sobre a Terra. Uma vez sacerdote em missão, o Legionário busca dar seguimento à sua formação segundo as necessidades da sua realidade pastoral. Seguirá aprofundando no conhecimento teológico, na dinâmica da vida espiritual, do acompanhamento e da direção espiritual. Pouco a pouco irá percebendo qual tema merece uma especial atenção para desenvolver melhor a missão recebida. Em vista a este aprofundamento, o Legionário é convidado a especializar-se por meio de um mestrado ou de um doutorado, caso necessário.