Os Sinais

Os Sinais

“No Evangelho as pessoas pediam algum sinal a Deus para crer Nele… há sinais objetivos para crer que Ele me chama?”

Sensibilidade

Uma mesma situação aparece em diversas etapas da vida, um pensamento ou um desejo que se mantém constante no tempo, em inúmeros momentos… Pode ser em forma de pergunta: “E se eu… Por que não?”
Em toda vocação, vai surgindo uma grande intimidade com o Senhor e uma grande sensibilidade espiritual. Cada vez mais, esta amizade se torna mais íntima e cada dia nos convida a dar um pequeno passo adiante. É justamente esse pequeno “a mais” que um dia poderá chegar a ser uma doação total e definitiva. Não é que se tenha grandes problemas consigo mesmo ou com os demais, simplesmente se experimenta de diversas formas uma certa falta de plenitude. A primeira vista, tudo parece em ordem: o trabalho e os estudos vão bem, porém parece que falta algo, que falta alguém.

Generosidade

Sente-se o desejo de ajudar aos demais. Às vezes sonha-se com uma entrega desinteressada e exclusiva que ocupe não só alguma hora da tua semana, mas sim que polarize toda tua vida. As necessidades dos demais, dos mais pobres, dos mais débeis, te deixam pensando e fazem surgir em ti o desejo de fazer algo para ajudar.
Talvez, desde pequeno tens sentido o desejo de entregar tua vida a Deus e ser sacerdote, missionário ou consagrado(a). Depois com o passar dos anos esse desejo tem desaparecido até que, de repente, se apresenta novamente como uma possibilidade real.
És generoso com os demais, ajudas na tua casa, na tua paróquia ou movimento, te entregas ao voluntariado, mas parece que isto é pouco e que Deus te pede mais…

Pedidos interiores

Em teu coração, há uma grande sensibilidade para “escutar” a mensagem do Senhor como um chamado a segui-Lo. Talvez já sentiste este convite por meio de uma pregação que fez vibrar algo dentro, uma carta de um sacerdote, uma conversa com teus amigos, um livro que deixou perguntas abertas em ti. Talvez te chame muito a atenção o exemplo de um amigo ou uma amiga que respondeu ao chamado de Deus para a entrar no seminário ou em um convento. Sentes fortemente o desgosto pela carência de vocações à vida consagrada e te parece que seria bom se mais pessoas respondessem com generosidade ao Senhor.
Vives interiormente dúvidas a propósito da vocação e não te sentes tranquilo… O que isso quer dizer?