Comunicado sobre a delegação do governo geral da congregação

Comunicado sobre a delegação do governo geral da Congregação

  • Em mensagem dirigida a todos os legionários de Cristo, o diretor geral comunicou que, por motivos de saúde, delega temporariamente o governo geral da Congregação.
  • Inicialmente, esta decisão se estende até 1º de setembro de 2025, mas a duração final dependerá de diversos fatores, como as recomendações médicas.
  • Essa delegação garante a continuidade, sem interrupções, do governo ordinário da Legião.

Roma, 21 de abril de 2025.
Em mensagem dirigida a todos os legionários de Cristo, o diretor geral da Congregação, Pe. John Connor, L.C., comunicou que, por motivos de saúde, tomou a decisão de delegar temporariamente o governo geral da Legião, função que exerce desde 2020.

“Há quinze anos venho servindo em diferentes funções do governo territorial e geral. Tem sido uma graça poder entregar minhas forças a serviço da Congregação, do Regnum Christi e da Igreja. Contudo, nos últimos anos, venho experimentando um cansaço profundo, acentuado por algumas complicações de saúde que, embora não coloquem minha vida em risco no momento, exigem de mim maior atenção e cuidado”, relata em sua carta.

Ele acrescenta que, após um processo médico prolongado, foi diagnosticado com uma doença neurodegenerativa chamada Apraxia Progressiva Primária da Fala (Primary Progressive Apraxia of Speech), que afeta a capacidade do cérebro de coordenar os movimentos necessários para falar. Essa condição tem contribuído significativamente para sua fadiga. Apesar de ter ajustado seus hábitos de trabalho e delegado algumas atividades à sua equipe de governo, “essas medidas não foram suficientes”. Por isso, seguindo as orientações médicas e após consulta com seu conselho geral, decidiu afastar-se temporariamente para realizar exames especializados e repousar.

“Este tempo me permitirá cuidar mais de perto da minha saúde e me preparar adequadamente para, se Deus permitir, participar do Capítulo Geral previsto para janeiro de 2026.”

Diante disso, e conforme os números 157 e 167 das Constituições da Congregação, o Pe. John delegou a autoridade para a tomada de decisões ao vigário geral, Pe. Hernán Jiménez, L.C., em quem afirma confiar plenamente para guiar a Congregação com o apoio dos demais conselheiros gerais e em colaboração com os órgãos do Regnum Christi.

Essa delegação inclui todas as faculdades ordinárias de governo, com exceção da nomeação de diretores e conselheiros territoriais, bem como da admissão às ordens sagradas. Assim, o governo da Congregação continuará exercendo suas funções ordinárias sem interrupções.

A data estipulada para o fim da delegação é 1º de setembro de 2025, mas esse prazo poderá ser encurtado ou estendido, conforme diversos fatores, incluindo as recomendações médicas.

“Entreguei tudo o que pude, mas agora preciso escutar com humildade este chamado à prudência para poder continuar servindo com generosidade no futuro.”

Por fim, o Pe. John declara que torna pública essa notícia na Semana da Páscoa, dias em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte:

“Esse acontecimento, histórico e sempre atual, deve nos encher de confiança, sabendo que a cruz, quando carregada com amor, conduz sempre à glória.”

Unimo-nos ao Pe. John neste momento, pedindo a Deus por sua saúde.

Sobre o Pe. Hernán Jiménez, L.C.

O Pe. Hernán Jiménez, L.C., nasceu em 6 de janeiro de 1959, em Monterrey, Nuevo León (México). Ingressou na Legião de Cristo em 1976 e realizou o noviciado e os estudos de humanidades em Salamanca, Espanha. Em 1978, transferiu-se para Roma, onde iniciou o bacharelado em Filosofia na Universidade Gregoriana, obtendo o título de licenciado em 1982. Concluiu os estudos de Teologia na Universidade Angelicum em 1990 e foi ordenado sacerdote em 3 de janeiro de 1991.

Atuou na pastoral juvenil na Espanha e nas pastorais vocacionais na Itália e no México. De 2011 a 2016, foi reitor da comunidade de teologia do Colégio Internacional Legionários de Cristo, em Roma. Em 2016, mudou-se para a Cidade do México, onde colaborou com a promoção vocacional e exerceu as funções de reitor do Centro Estudantil e conselheiro territorial. Foi eleito primeiro conselheiro e vigário geral pelo Capítulo Geral da Congregação em fevereiro de 2020.