Ambientes Seguros: um compromisso de todos!
Os Legionários de Cristo assumem com responsabilidade o compromisso de proteger todas as pessoas, especialmente crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.
Ambientes Seguros é a expressão concreta de nosso chamado a viver o Evangelho com transparência, cuidado e justiça.
Inspirados no Magistério da Igreja, na legislação brasileira e em orientações internacionais, buscamos prevenir, identificar e combater qualquer forma de abuso ou risco dentro de nossas obras e comunidades; acolher, ouvir e acompanhar as vítimas e dar prosseguimento nos processos cabíveis.
Ambientes Seguros são espaços físicos, virtuais e relacionais onde a dignidade de toda pessoa é protegida. Isso envolve:
- Formação de pessoas.
- Normas claras de conduta.
- Protocolos de prevenção e ação.
- Cultura do cuidado e da corresponsabilidade.
As políticas e procedimentos implementados pelos Legionários de Cristo, no Brasil, estão em acordo com a legislação do país, as orientações da Igreja e atendem aos requisitos da certificação de ambientes seguros da Praesidium (instituição internacional especializada em prevenção de abusos), elas estão organizadas em quatro áreas:
- Escuta e acompanhamento:
- Existem canais para a escuta e denúncias, tanto institucional quanto independente;
- Há um programa de reparação de vítimas;
- Responsabilização e transparência são duas posturas adotadas de modo inegociável pela Congregação.
Prevenção:
- Os religiosos têm um “Código de Condutas” para observar;
- O critério de seleção dos candidatos à vida religiosa leva em conta aspectos importantes para a garantia de ambientes seguros;
- Existe um trabalho constante de formação e sensibilização quanto ao tema.
Resposta e atuação:
- A congregação conta com Protocolos de atuação mediante o recebimento de denúncias;
- Tem o compromisso de total colaboração com as autoridades civis.
Supervisão:
- Os Legionários de Cristo são certificados, por uma instituição internacional independente, por adotarem protocolos confiáveis de ambientes seguros;
- Dá apoio e tem medidas de monitoramento para acusações fundamentadas.
Coordenação de Ambientes Seguros e apoio às vítimas
Reconhecemos que o abuso, independentemente da sua natureza, causa uma dor profunda e um enorme dano em quem o sofreu, à sua família e à Igreja. Por isso, dispomos de meios para buscar erradicar os riscos de novos casos e estamos comprometidos em assegurar ambientes onde se respeitem e promovam a dignidade de todas as pessoas.
Se alguém sofreu ou tem conhecimento de algum abuso cometido por um Legionário de Cristo, pedimos que entre em contato com as autoridades competentes, independente de quando o incidente possa ter acontecido.
Pedimos também que entre em contato conosco pelo canal institucional de denúncia ou pelo canal independente. Queremos ouvir sua história, conhecer os fatos e trilhar um caminho de reconcialiação.
Desejamos ajudar na promoção de um caminho dereparação para as pessoas que foram vítimas de abuso e fornecer os meios para garantir que incidentes semelhantes não voltem a acontecer.
Coordenadora de Ambientes Seguros – Brasil: Maria Teresa Rosa | +55 (11) 97670-3799 | [email protected]
Canal independente para escuta: www.eshma.eus | +34 615 263 699 | [email protected]
Para entrar em contato com os coordenadores de Ambientes Seguros no demais territórios dos Legionários de Cristo, acesse: https://www.0abusos.org/denuncias/
Links: