Assembleia de diretores territoriais em Roma: uma missão comum

O caminho a ser seguido pela Convenção Geral, o desenvolvimento do trabalho em equipe e as habilidades de gestão para fortalecer o trabalho apostólico e pastoral nos territórios fizeram parte dos dias de trabalho na Direção Geral, em Roma.

Entre os dias 16 e 26 de setembro, a assembleia de diretores territoriais, juntamente com o diretor geral, o secretário geral e os conselheiros gerais, abordou diferentes temas e atividades com o objetivo de fortalecer o trabalho em equipe e o impacto das atividades apostólicas e pastorais realizadas nos 21 países onde a Legião tem presença estável (De interesse: Dados oficiais e estatísticas dos Legionários de Cristo [em espanho]).

Os padres André Delvaux (Brasil), Gabriel Bárcena (Chile), Carlos Ortíz (Colômbia-Venezuela), Shawn Aaron (América do Norte), Zavio Zanetta (Itália), Alberto Simán (México e América Central), Carlos Gutiérrez (Norte do México), Javier Cereda (Espanha) e Valentín Gögele (Europa Central e Ocidental), LL.CC, participaram dos dias de trabalho e estudo, além de conhecerem de perto os objetivos, projetos e propostas das diferentes áreas que compõem a direção geral da Congregação.

 

Para o padre Luis Alberto Henao, L.C., secretário geral da Legião, a assembleia de diretores territoriais é uma oportunidade de “continuar a promover uma gestão e projeção em unidade graças aos relatórios, propostas, desenvolvimento de oficinas e aprofundamento de temas, como a Convenção Geral”. O padre Henao enfatizou que esta assembleia “inicia o processo de discernimento para o Capítulo Geral de 2026”.

 

Uma das atividades mais notáveis foi o trabalho realizado em direção a um Plano de Implantação Territorial para as prioridades e projetos emanados da Convenção Geral, juntamente com os membros dos diferentes colégios gerais que compõem o Regnum Christi (consulte “Alinhamento Estratégico 2024-2030” [em espanhol]).

Por fim, os padres participaram de várias sessões sobre comunicação a fim de fortalecer suas habilidades para se comunicar melhor e, assim, desenvolver sua liderança como diretores.

Assim, o trabalho individual e em equipe dessa semana de assembleia está alinhado com o que está expresso na Carta Anual de 2021: “O homem de hoje e de sempre precisa ver, ouvir e aprender com outros homens que sobreviveram às provações da vida; apóstolos, como os primeiros doze, que sofreram como eles e que perseveraram na batalha da vida” (Carta de 15 de setembro de 2021 [em espanhol]).