Experiência, fé e profissionalismo: a oferta acadêmica que caracteriza o Ateneo Pontifício Regina Apostolorum

Encontro com autoridades académicas do Ateneo Regina Apostolorum

O portal católico aleteia.org publicou recentemente um artigo do Padre José Enrique Oyarzún, LC, atual reitor do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum (APRA), que reproduzimos abaixo.

*****

O tempo de Páscoa nos dirige para o coração do mistério cristão: Cristo ressuscitou dos mortos. É no centro da boa notícia, que os discípulos do crucificado-ressuscitado, somos chamados a levar para todo o mundo porque, precisamente, “se Cristo não ressuscitou, vã é nossa pregação e vã é vossa fé” (1 Cor 15, 14).

É um momento oportuno para falar sobre a missão de uma instituição acadêmica pontifícia, que está intimamente relacionada com a missão evangelizadora da Igreja. Trata-se de um vínculo que o Papa Francisco enfatizou em várias ocasiões, especialmente na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e no prefácio da Constituição Apostólica Veritatis Gaudium sobre as universidades e faculdades eclesiásticas.

De fato, as universidades eclesiásticas são um lugar privilegiado para conhecer articuladamente os fundamentos da fé, dialogar com culturas, com “outras ciências e experiências humanas” e para “… pensar em como fazer chegar a proposta do Evangelho para a diversidade de contextos culturais e destinatários” (cf. EG,133-134).

Nesse sentido, o Ateneu Pontifício Regina Apostolorum (APRA)  endossa essa tarefa formando apóstolos – líderes e profissionais cristãos – que colaboram na missão evangelizadora da Igreja, bem como promovendo fluxos de pensamento que ajudam a permear a cultura de espírito cristão.

Dito isto, surge quase espontaneamente a seguinte pergunta: que treinamento oferecer aos evangelizadores do século XXI? A resposta é complexa, em um contexto de “mudança de época”, segundo a conhecida expressão do Papa Francisco. Como APRA, tentamos responder com uma oferta formativa amadurecida dentro de um pensamento que nasce da harmonia entre fé e razão, aliada a um processo de atualização contínua.

Por isso, buscamos estar fortemente enraizados na identidade católica,  conciliando a referência aos fundamentos da fé, seriedade e rigor científico e abertura para dialogar  com a cultura e as necessidades do homem de seu próprio tempo.

Tudo isso se reflete em currículos diversificados que tentam garantir que os alunos, além de adquirir conhecimento em uma área específica do conhecimento, alcancem as habilidades transversais necessárias para contribuir com a sociedade na época que estamos vivendo.

Nesse sentido, a formação oferecida pelo Ateneu quer ir além da educação profissional: busca uma formação integral. Como diz nosso ideário, consideramos que “a vida intelectual se enquadrada em um cenário mais amplo da vida do homem que se questiona, se relaciona com os outros e procura Deus. Portanto, no contexto de especificidade acadêmica, o APRA tem como objetivo ajudar os alunos a crescer em todas as suas faculdades, buscando o desenvolvimento harmonioso da pessoa em suas diferentes dimensões e, assim, contribuindo para a conquista de uma unidade adequada de vida”(Ideario,16).

Ateneo Pontificio Regina Apostolorum

Também queremos que nosso modus operandi se distinga pela vocação evangelizadora. É uma característica que está muito alinhada com o apelo do Papa para ser uma “Igreja em saída” que quer “alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (cf. EG,20). É uma característica que permeia o currículo básico de cada programa, mas também é acompanhada por uma série de disciplinas e atividades para aprofundar e ampliar o horizonte evangelizador do aluno.

Portanto, cursos de direção espiritual são ensinados; cuidados pastorais da confissão; cuidados pastorais da família; pregação sagrada; pregando exercícios espirituais; cursos de atualização voltados para aprender a ler o Magistério Pontifício e os grandes desafios culturais de nosso tempo para elaborar estratégias de evangelização.

Em suma, são atividades teórico-práticas que ajudam a desenvolver algumas das atitudes e habilidades necessárias para contribuir especificamente para tarefas de evangelização, entre elas um lugar especial relacionado à formação e evangelização da cultura.

Nesta tarefa, a tarefa das Faculdades e Institutos é muito importante. Além da especialização em suas áreas de conhecimento, buscam-se adquirir habilidades pedagógicas e didáticas que servem não apenas para transmitir efetivamente seus conhecimentos aos seus alunos, mas também para ajudá-los a crescer como cristãos.  Uma riqueza particular do atual corpo docente é sua procedência internacional que representa a catolicidade, ao mesmo tempo em que facilita o diálogo, a aceitação e a abertura para várias culturas.

A missão é realizada no compromisso diário e esforço para fomentar uma Comunidade Acadêmica interessada em compartilhar entre professores e alunos, a fim de evangelizar o presente e o futuro.

25 anos de história, 3 Faculdades, 4 Institutos, mais de 1.000 alunos em 2019-2020, mais de 13.000 ex-alunos, atestam a fé e o desejo de inovação.

Padre José Enrique Oyarzún, LC, atual reitor do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum (APRA)