O Drama da Fronteira (por Celso da Silva LC)

O Drama da Fronteira

Pe. Celso Júlio da Silva LC

O Drama da Fronteira é o título do meu novo livro, depois do primeiro titulado A arte de encontrar Deus entre fantasias e versos, ambos publicados pela Editorial Dialética. Este livro de teor filosófico/teológico é fruto de um trabalho de três anos consecutivos como professor assistente de filosofia no Seminário Maria Mater Ecclesiae em Itapecerica da Serra- SP.

Realiza o prefácio desta obra o meu amigo, Prof. Carmelo Pandolfi, sempre com a riqueza filosófica e a amabilidade que o caracterizam. Também há uma versão italiana deste livro publicada pela If Press na Itália. Embora seja um livro com vários matizes filosóficos, esforcei-me por transmitir o conteúdo de maneira acessível a qualquer público interessado no tema, pois, sem dúvida, a clareza deve ser a cortesia do filósofo.

O Drama da Fronteira é uma obra de teológica filosófica que oferece argumentos filosóficos, humanístico e religioso/teológico, abordando a questão da possibilidade de conhecer Deus também através da razão humana. Portanto, o livro está elaborado em três partes: O Drama da HistóriaO Drama da FilosofiaO Drama da Fronteira: somos nós.

Por que Drama? Porque o problema da existência de Deus e a possibilidade de falar Dele implica sempre uma consideração antropológica de fundo. O problema de Deus está radicado no problema antropológico, que se percebe sobretudo nos grandes momentos históricos do desenvolvimento do pensar filosófico e na nossa experiência diária.

Por que Fronteira? Porque a razão humana, criada para a verdade, é capaz de dizer quem seja Deus, inclusive de demonstrar a sua existência. Contudo, sempre na dinâmica relacional de fé e razão, a inteligência humana se depara com a fronteira do mistério. Perante tal fronteira, somente Deus, revelando-se em Cristo, pode mostrar ao ser humano a verdade buscada e desejada pelos caminhos às vezes sinuosos da filosofia.

A Fronteira somos nós. Na terceira parte do livro proponho seis capítulos como postulados de reflexão filosófico-teológica, considerando as duas partes precedentes como base de compreensão para iluminar o percurso da busca de Deus feita pela inteligência humana, que dentro dos seus limites, é imprescindível.

Este livro entra dentro de um rio literário que já existe sobre o tema da existência de Deus junto com temas afins, como a questão do mal e da liberdade humana. Não é só um livro mais de teologia filosófica, mas é a abordagem do Drama da Fronteira que experimentamos diante do mistério de Deus.

Tomara que o leitor perceba que a fé e a razão nunca se divorciaram no decorrer da história e no desenrolar do pensar humano e possa desfrutar da aventura do encontro com Deus que, sem dúvida, é uma graça, mas que nunca rejeitou o preâmbulo da fé, que é o exercício da correta filosofia, qual esforço da nossa inteligência rumo a Verdade.

Boa leitura!

https://loja.editoradialetica.com/loja/produto.php?loja=791959&IdProd=1244253379&iniSession=1&66154ee0ede82