Ordenações sacerdotais Roma 2024
Neste sábado, 27 de abril, 20 Legionários foram ordenados sacerdotes em Roma, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em uma cerimônia celebrada pelo Cardeal Luis Antonio Gokim Tagle, pró-prefeito da Seção para a Primeira Evangelização e as Novas Igrejas Particulares do Dicastério para a Evangelização. Os novos sacerdotes, que chegaram a esse momento após mais de 12 anos de formação, vêm do Brasil, Canadá, Colômbia, Alemanha, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, México e Venezuela.
Os novos padres são: Alexandre Simões, Andrew Torrey, Christian Camilo Martínez, Cristian Fernando Ortega, Diego Adrián Páez, Eduardo Maurilio Perdomo, Gustavo Abraham Godínez, Jefferson Douglas de Souza, Jesús Alberto Mora, Jesús Silva, Juan Pablo Castañeda, Rafael Maria Böhm, René de Jesús Gómez, Santiago Vázquez, Sebastián Sánchez, Manuel Alejandro Mora, Christopher Lyle Daniels, Gustavo Balestrin, Abraham Jae Woo, Darren Wallace e Kevin Michael O’Byrne.
O padre John Connor, LC, diretor geral dos Legionários de Cristo, disse que este é “um momento de dar graças a Deus pelos novos sacerdotes”, convidando-os a “servir, acompanhar, tornar o reino de Cristo presente no mundo”.
Ignacio Sarre, L.C., reitor do Colégio Internacional dos Legionários de Cristo em Roma, disse que “durante os anos de formação é muito bonito testemunhar como o Espírito Santo transforma esses jovens. E hoje, nesta cerimônia, vemos claramente uma forte efusão do Espírito que, por meio do sacramento, os configura a Cristo e lhes dá a certeza de que Ele continuará a agir neles e por meio deles”.
Em sua homilia, o cardeal Gokim Tagle agradeceu às famílias dos novos sacerdotes, bem como a seus formadores, professores, seminaristas e demais legionários por terem chegado a esse momento. Ele também convidou os novos sacerdotes a serem amigos de Jesus: “Ele chama todos os seus discípulos de amigos e, de modo especial, os sacerdotes. (…) Estejamos ansiosos para ouvir suas palavras. Não tenhamos medo de abrir nosso coração para ele. É assim que se pode ser amigo de Jesus”. Finalmente, ele lembrou a importância de “permanecer irmãos compassivos com os outros”, convidando-os a ser uma presença consoladora porque “somente assim seu ministério sacerdotal de palavra, sacramento e pastoreio construirá a família de Deus em comunhão e missão comum”.
Pode-se ver o vídeo das ordenações no link abaixo (em espanhol):