São José, pai e protetor
Solenidade de São José
Patrono universal da Igreja e especial protetor da Legião de Cristo
No dia 19 de março temos a alegria de celebrar com toda a Igreja e recordar a figura de São José, “homem justo” como encontramos nas Sagradas Escrituras, esposo de Maria e da descendência do grande Rei Davi. Estas são basicamente todas as informações que temos sobre a origem daquele que foi escolhido e preparado por Deus para cuidar do Menino Jesus e de Sua Mãe Santíssima.
Nenhuma só palavra escutamos de sua boca nas narrações dos evangelhos. Mas seu silêncio é eloquente. São José não disse nada, não porque não tinha nada do que falar, porque era alheio ou indiferente a todo o mistério que
chega de modo surpreendente nas suas mãos, mas porque seu silêncio é todo preenchido por Deus, da presença de Deus, exatamente como o silêncio litúrgico onde o não dizer nada faz com que este espaço seja preenchido por Deus, da totalidade da sua presença. Este silêncio não é qualquer silêncio, é a eloquência daquele que percebendo a presença e a ação de Deus, adere a ela de corpo e alma.
Por isso que na festa da Anunciação de Maria, onde Ela concebe a Jesus por obra do Espírito Santo, se dá não só o sim de Maria, mas também o sim de José. Podemos aqui imaginar todo o drama humano que ele viveu, sua prometida em casamento está grávida, o que dirão? Como terei que comportar-me diante da lei hebraica da época? Por tanto é necessário também nesta festa contemplar o sim de José, sua adesão temerosa e cheia de fé nesta sua grande e especial missão de ser o pai adotivo de Jesus, de custodiar e chefiar com todo o amor e carinho paterno a Sagrada Família. Por isso ele teve o privilégio de ser o primeiro a contemplar o rosto humano do Filho de Deus, o primeiro a ver e ter nos seus braços junto com Maria o Salvador do Mundo.
A paternidade de São José, deve ser um modelo para todos os que de forma direta ou indireta exerce o dom da paternidade. Uma paternidade que deve ser ativa e silenciosa, atenta e cheia de fé, com um coração grande e generoso para acolher, para guiar, proteger e amar.
A nossa Congregação venera a São José como seu especial protetor. Assim como ele protegeu a Sagrada Família levando-a para o Egito, também pedimos que nos proteja com seu amor paterno e nos ajude a sermos como ele: justos, castos, trabalhadores e disponíveis aos mandatos de Deus. São José é, sem dúvida, um grande exemplo e uma grande inspiração a nós legionários para que no serviço silencioso e com um coração de pai, possamos ajudar à Igreja na sua tarefa de salvação.
Por isso convido todos vocês a terem também uma grande devoção a São José, a confiarem a ele as suas intenções e sobretudo, pedir a ele que os proteja. São José, que é pai segundo os desígnios de Deus, que também exerça sobre nós esta paternidade, ele que tem um lugar privilegiado junto a Jesus, que nos ajude a ser Igreja pelo bem de tantas almas.
São José protetor da Santa Igreja e da Legião de Cristo, rogai por nós!
Por: Pe. Alexandre Nunes, LC