Terra Santa, um lugar-chave para a nova evangelização

Terra Santa, um lugar-chave para a nova evangelização

Entrevista com o Pe. Juan María Solana, L.C., sobre sua experiência espiritual e apostólica na Terra Santa e seu trabalho no projeto do Centro Magdala.

 

1) De onde surgiu a ideia do Centro Magdala?

Foi quando fui enviado como diretor do Centro de Peregrinos Notre Dame em Jerusalém.

Antes de ir para a Terra Santa, eu era o retiro do seminário em Nova York, mas mudei de apostolado. Foi uma grande mudança ter que ser o gerente de um hotel, e achei difícil acreditar que Nosso Senhor estava me levando para sua terra; mas eu sempre estive aberto à sua vontade. Um dia, acompanhei o Padre Torrado, O.F.M., à Galiléia e vi uma placa dizendo “Magdala”. Perguntei ao padre se aquele lugar tinha algo a ver com Maria Madalena, ao qual ele acenou, dizendo-me que era a sua cidade natal.

Fiquei surpreso que não havia nenhuma igreja lá, nem nada em honra a ela. Eu pensava muito nessa santa porque ela havia causado uma grande impressão em minha mãe durante um retiro. Ela me contou essa história antes de eu partir para o seminário menor aos 13 anos de idade, por isso ela era uma das minhas santas favoritas.

Com isto em mente e administrando o Notre Dame, eu percebi que havia a necessidade de uma casa de peregrinos na Galiléia e a idéia nasceu.

Pe. Juan María Solana, LC, diretor do Centro Magdala

 

2) Quais são as atividades em Magdala?

Magdala (site)
Nossa missão é ser um catalisador para a reconciliação e renovação em todo o mundo. Assim, ajudamos os peregrinos vindos de todo o mundo.
Além disso, em Magdala, descobrimos a arqueologia do século I, por isso é muito provável que Jesus tenha passado por aqui. As escavações aconteceram de 2009 a 2014; e estamos agora na fase de conservação, restauração e pesquisa.

New Gate Tours
Queremos oferecer uma experiência religiosa cristã através da organização de peregrinações a lugares considerados sagrados para os cristãos, levando-os a destinos como a Terra Santa, Roma, entre outros. Os fundos arrecadados são doados para os seminários da Legião de Cristo.

Exercícios Espirituais Itinerantes
Os Exercícios são parte de uma antiga tradição da Igreja Católica. Eles se originaram diretamente de Santo Inácio de Loyola, que desenvolveu um método de oração discursivo-afetivo para facilitar a todos o encontro com Deus. E que melhor do que fazê-los no lugar onde tudo aconteceu!

Voluntariado
O voluntariado em Magdala é uma experiência de serviço e enriquecimento espiritual, participando de atividades como o atendimento ao visitante, limpeza e manutenção do local, visitas a locais bíblicos e apresentações sobre temas culturais. O voluntariado cria encontros humanos e espirituais em uma atmosfera de respeito, companheirismo, entusiasmo, serviço e generosidade. É uma experiência que enriquece a compreensão e aprofunda a fé.

Centro de Mídia Magdala
Ela começou em 2020 com a pandemia. Seu objetivo era criar conteúdos audiovisuais da Terra Santa, tais como as cinco peregrinações virtuais que tivemos.

Cursos de renovação sacerdotal
Apoiamos a Logos e Sacerdos (institutos de formação para sacerdotes) na logística de seu curso de renovação sacerdotal na Terra Santa.

YouthFest
Este é nosso primeiro festival de música cristã, que será lançado este ano.

Instituto Magdalena
O Instituto Magdalena sustenta uma visão da humanidade de todos nós, enraizada nas Escrituras e em diálogo com a tradição e a cultura contemporânea, enfatizando a dignidade da pessoa humana, que surge de ser criada à imagem e semelhança de Deus. O Instituto promove a igual dignidade do homem e da mulher, respeitando suas diferenças e qualidades complementares.

Encontro Internacional de Mulheres
Por ocasião do Dia da Mulher, o Instituto Magdalena será o anfitrião da IX reunião anual da mulher. O encontro deste ano se intitula “Celebrando a identidade feminina: Em um mundo centrado na ideologia de gênero” e será liderado por um grupo internacional de mulheres filósofas, educadoras, líderes religiosas, empresárias e artistas. O evento será de dois dias e meio, e contará com conferências, diálogo, música, atividades e orações na tradição judaico-cristã às margens do Mar da Galileia.

Apostolados do Regnum Christi
Também promovemos os apostolados do movimento Regnum Christi. No momento, há uma senhora do movimento que está fazendo oficinas de oração contemplativa e ela vem com seu grupo de senhoras. Demos também cursos sobre a teologia do corpo.

Parque Arqueológico do Centro Magdala

3) De onde surgiu a ideia de peregrinações virtuais e quais são seus objetivos?

Tudo começou durante a pandemia quando nos perguntamos: “Como podemos levar a Terra Santa ao povo, já que eles não podem vir pessoalmente como peregrinos? Foi assim que nasceu a ideia da peregrinação virtual! Nosso principal objetivo hoje é evangelizar, formar pessoas, e levá-las a conhecer Cristo e a Igreja. Na Pandemia, também queríamos levar esperança aos lares das pessoas.

4) Qual tem sido a experiência com estas peregrinações?

A experiência e a resposta do povo tem sido incrível, mas talvez a peregrinação de cura tenha sido a que mais nos mostrou a eficácia dessas peregrinações, pois muitas pessoas conseguiram curar feridas que não tinham cicatrizado por muito tempo. Foi lindo. O centro de acompanhamento gratuito foi criado: www.conmagdala.org