Sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, jogaremos as redes!

A Santíssima Virgem, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversos locais ao redor do mundo em momentos importantes da história.  Graças à misericórdia de Deus, Nossa Senhora apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.

A aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida ocorreu em 1717, quando o povo de Guaratinguetá resolveu fazer uma festa de boas-vindas ao governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, e para isso chamaram três pescadores: Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso. Eles foram os responsáveis de jogar as redes no rio e pescar bons peixes para o festejo.

O interessante é que, naquela época, meados de outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam negar o pedido, encomendaram a pesca a Nossa Senhora e pediram sua proteção, para que pudessem voltar da pesca com fartura. Após inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e encontraram uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, “apanharam peixes em tanta quantidade” que o barco quase virou.

A partir daí, a devoção à Santíssima Virgem Maria foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar a um dos maiores santuários do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior de São Paulo.

O que temos nós, legionários e membros do Regnum Christi, com a aparição de Nossa Senhora aos brasileiros? Todos nós encarnamos e vivemos a missão de “fazer presente o mistério de Cristo que sai ao encontro das pessoas, lhes revela o amor de Seu Coração, as reúne e as forma como apóstolos, líderes cristãos, as envia e as acompanha”, buscando atingir nossa finalidade de “dar glória a Deus e fazer presente o Reino de Cristo no coração dos homens e na sociedade”.

São Luís Maria Grignion de Montfort nos diz que é por meio de Maria que Cristo deve reinar no mundo, e hoje celebramos a aparição de Nossa Senhora a nós, brasileiros, fazendo-nos acreditar que por sua intercessão, ainda que não seja tempo para pesca, Ela sempre nos concederá os frutos necessários para nossas vidas, especialmente os relacionados a evangelização: Que temos nós de temer sobre a extensão do Reino de Cristo? Nossa Senhora está à frente de nós, guiando-nos nessa caminhada, basta que vejamos tantos homens que conheceram a Cristo por Sua poderosa intercessão.

Recorramos a Nossa Senhora Aparecida, para que guie nosso trabalho apostólico no Brasil. Como militantes, não tenhamos medo de uma época que não pareça favorável para pesca, mas sejamos ousados e confiantes, sabendo que temos uma Fiel Intercessora, jogando nossas redes e gozando das inumeráveis graças concedidas por Nossa Mãe!