O plano do Governo Geral para os próximos seis anos

Un plan de Gobierno General para el próximo sexenio

Em setembro, o Pe. John Connor, se reuniu com o seu conselho para estabelecer as prioridades que guiarão seu trabalho como Governo Geral. Uma projeção que se deseja expor a cada membro da congregação para que a cada um faça próprio durante os próximos seis anos. O trabalho se vê refletido no documento “Apóstolos segundo o Coração de Cristo” apresentado no VI aniversário da aprovação das atuais Constituições da Congregação, memória de Santa Margarida Maria Alacoque.Un plan de Gobierno General para el próximo sexenio

O conteúdo principal de tais prioridades provêm dos valores propostos pelo Capítulo Geral de 2020, o qual convidava a cada membro da Legião de Cristo a centrar-se no fortalecimento de sua identidade como religioso-sacerdote Legionário, em comunhão com seus irmãos de comunidade e com as diversas realidade do Regnum Christi, e por último, a acender o zelo apostólico por formar apóstolos que façam a experiência do amor de Cristo e se sintam chamados a transmitir este amor que tem conquistado seu coração. Além dessas pautas, o Governo Geral acrescentou como prioridade a pastoral de prevenção de abusos e o trabalho vocacional, tanto no discernimento inicial, como na perseverança na vocação.

Un plan de Gobierno General para el próximo sexenioNo âmbito da identidade como religioso-sacerdote legionário, o documento “Apóstolos segundo o Coração de Cristo” coloca, entre outras coisas, uma vivência do sentido religioso, expressado na vivência fiel dos votos, movidos pelo ideal de santidade e de entrega generosa a missão. “[…] Uma renovação do espírito de família. […] uma compreensão mais profunda do que significa formar parte do Regnum Christi […]”

O documento tem como centro o valor da comunhão, em formar “comunidades fervorosas, animadas de caridade pastoral”. Fervor que ajuda a renovar o espírito de família nas comunidades legionárias e seja fermento do espírito de família e colaboração dentro do Regnum Christi, igualmente uma fonte de alimento para cooperar com a igreja local.

No campo da entrega apostólica assume como ponto principal “um compromisso ativo com a vida, apostolados e estruturas do Regnum Christi e na difusão do carisma e na vivência da missão comum”. (cf. CLC 4; EFRC 8) A raiz disso, se faz o convite aos legionários que colaborem para que as localidades sejam autênticas comunidades de apóstolos, que incentivem o trabalho com líderes cristãos e busquem os meios mais eficazes para a evangelização e extensão do Reino de Cristo.

No campo do cuidado pastoral para a proteção de menores e adultos vulneráveis se propõem, primeiramente, que cada legionário se deixe modelar pelo coração de Cristo Bom Pastor e integre as diversas vicissitudes da história institucional. Uma comunicação transparente dos códigos de ambientes seguros. Reforçar o compromisso e atenção as vítimas, apoiados por instituições independentes. E fechar casos abertos.

Na promoção vocacional, tanto no discernimento inicial, como na perseverança dela, querem assegurar “que cada legionário conte com uma adequada formação no acompanhamento e discernimento vocacional”. Além de colocar em prática o fortalecimento da pastoral vocacional.

 

Originalmente: Legionarios de Cristo – esp