Recordando as 9 visitas do Cardeal Ratzinger a casas legionárias
Com um coração agradecido: recordando as 9 visitas do Cardeal Ratzinger a casas legionárias
No contexto da recente morte do Papa Emérito Bento XVI, apresentamos este texto com o qual recordamos e agradecemos as visitas que o então Cardeal Joseph Ratzinger fez como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (agora Dicastério) a algumas das nossas casas em Roma.
A primeira visita: o Cardeal Joseph Ratzinger visitou pela primeira vez o então Centro de Estudos, via Aurelia 677, em 6 de Fevereiro de 1985, por ocasião do 20º aniversário da concessão do Decretum Laudis. Presidiu a concelebração eucarística com catorze sacerdotes legionários. Na sua homilia (cujo texto completo é anexado ao final, em espanhol), convidou-nos a agradecer a Deus, respondendo, com São Paulo, à pergunta “Como podemos dar graças a Deus? A ação de graças perfeita é a Eucaristia e com uma vida que agrada a Deus podemos “eucaristizar” toda a nossa existência.
O Cardeal jantou então com a comunidade. O Pe. José Antonio Alonso, LC, saudou-o e explicou-lhe o carisma espiritual e apostólico da Legião. No livro de ouro, deixou este pensamento:
“Servire Christo regnare est. Nel giorno della celebrazione di venti anni dopo il Decretum Laudis con cordiali ringraziamenti e auguri. Joseph Card. Ratzinger 6.2.1985” (“Servir a Cristo é reinar. No dia da celebração do vigésimo aniversário do Decretum Laudis, com cordial agradecimento e felicitações. Joseph Card. Ratzinger 6.2.1985”).
Cardeal Ratzinger presidindo a concelebração eucarística na capela da sede do Direção Geral.
Segunda visita: Quatro anos depois, 18 de Novembro de 1989, visitou pela segunda vez o centro da Via Aurelia, 677. Deu uma palestra de atualização teológica e respondeu a várias questões levantadas pelos Legionários. Ao assinar o livro de ouro, ele escreveu:
“Dominus custodiat hanc domum et omnes in ea laborantes”. (“Que o Senhor guarde esta casa e todos os que nela trabalham”).
Cardeal Ratzinger assinando o livro de ouro da comunidade.
Terceira visita: O Cardeal Ratzinger visitou uma casa legionária pela terceira vez no 6 de Maio de 1993. Nessa ocasião foi recebido no Centro de Estudos localizado na Via Aurelia Antica, 460 (atualmente sede do Pontifício Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae). Deu uma palestra à comunidade sobre o novo Catecismo da Igreja Católica, cuja redação dirigiu como presidente da comissão.
No final da palestra ele respondeu a perguntas e, apontando para a audiência, comentou: “Aqui estão os futuros filósofos que tornarão novamente possível a relação entre fé e filosofia”.
No final do jantar com a comunidade, a banda estudantil dedicou-lhe algumas peças musicais. Na despedida, o Cardeal agradeceu calorosamente “o jantar, a companhia e a bela música”. O Cardeal gostou particularmente da peça do Bergvagabunden (“Vagabundos da Montanha”), pois recordava-lhe os seus anos mais novos. Antes de deixar o centro, escreveu esta exortação no livro dourado: “Ut Verbum Dei currat”.
Três anos mais tarde, no 25 de Novembro de 1996, presidiu à inauguração solene do ano acadêmico no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum. Deu a palestra inaugural do ano acadêmico sobre o tema: “A situação actual da fé e da teologia no nosso tempo”. Analisou a situação da Igreja nos últimos anos: a teologia da libertação, o perigo do relativismo, a teologia indigenista na esfera cristã e os perigos de uma insistência unilateral na ortopraxia e na Nova Era.
O Cardeal Ratzinger cumprimenta o Padre Brian Farrell, LC (hoje bispo). Também na fotografia o Padre Javier Garcia
Nessa ocasião, passou também algum tempo com os professores do Ateneu, a quem pediu para continuar a acompanhá-lo no seu serviço à Igreja, especialmente através da oração. Durante o jantar, que partilhou com a comunidade, comparou a vida comunitária com a experiência de Santo André, apóstolo e mártir de Cristo, e pediu orações por ele. No final deixou esta bênção para o Ateneu escrita no livro de ouro: “Nell’inizio dell’anno accademico e dell’anno liturgico Vi auguro ogni benedizione del Signore” (“No início do ano académico e litúrgico desejo-vos todas as bênçãos do Senhor”).
Conferência sobre o Catecismo da Igreja
Oração inicial no jantar com a comunidade
Quarta visita. Embora não se trate estritamente de uma visita para legionários, em Junho de 1999, Card. Ratzinger falou num seminário de estudo promovido pelo Pontifício Conselho para os Leigos em colaboração com a Congregação para os Bispos e a Congregação para a Doutrina da Fé, que teve lugar no Centro de Estudos Superiores. O tema foi Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades no Cuidado Pastoral dos Bispos.
Vários cardeais, 109 bispos de todo o mundo e vários fundadores participaram e apresentaram o carisma dos seus respectivos movimentos. Pe. Luis Garza, LC, falou em nome de Regnum Christi. No diálogo o Cardeal Ratzinger refletiu sobre a realidade dos movimentos na vida da Igreja e sobre a sua missão no mundo de hoje, sublinhando que “os movimentos podem ser de grande ajuda porque têm o impulso missionário dos inícios e podem dar um impulso à vida do Evangelho no mundo”.
Quinta visita. No 13 de Abril de 2000, presidiu a concelebração eucarística conclusiva do Congresso “Cristocentrismo na reflexão teológica contemporânea”, organizado pela faculdade teológica do Pontifício Ateneu Regina Apostolorum no âmbito do Grande Jubileu do Ano 2000.
Na sua homilia, o Cardeal comentou uma passagem do Evangelho de João. Alguns meses mais tarde, a Congregação para a Doutrina da Fé deveria publicar a declaração Dominus Jesus, sobre a singularidade e universalidade salvífica de Cristo e da Igreja. No final da tarde, foi ao novo Centro de Estudos, situado na Via degli Albobrandeschi 190, para jantar com a comunidade. No livro de ouro, escreveu: “Il Signore benedica questa casa” (“Que o Senhor abençoe esta casa!”).
Conferência sobre os movimentos eclesiais, junho de 1999
A partir dos anos 2000, Cartão. O contacto de Jospeh Ratzinger com a Legião intensificou-se, especialmente devido às reuniões para novos bispos realizadas no que é agora chamado o Colégio Internacional da Legião de Cristo em Roma.
Sexta visita. O Cardeal Ratzinger discursou na primeira conferência da reunião de oração e reflexão de 153 novos bispos no 30 de Junho de 2001. O tema da sua palestra foi: “O Bispo, professor e guardião da fé”. Sublinhou a responsabilidade do bispo em promover a educação na fé e em salvaguardar a doutrina católica; insistiu na necessidade dos bispos prestarem grande atenção à formação filosófica e teológica dada nos seminários, bem como ao ensino da catequese e da religião nas escolas.
Vários dos bispos participantes aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas de interesse para as suas dioceses. Como no dia anterior, 29 de Junho, tinha sido o 50º aniversário de sacerdócio do Cardeal, a comunidade dos Legionários quis felicitá-lo oferecendo-lhe um bolo na presença de todos os bispos ali reunidos.
Sétima visita. Em 2002, o Cardeal Ratzinger deu novamente a primeira conferência da reunião de 118 novos bispos “Peregrinação ao túmulo de São Pedro”, no então centro de estudos superiores. O tema da sua palestra foi o mesmo que no ano anterior.
O Pe. Álvaro Corcuera, LC (in memoriam) mostra ao Card. Ratzinger o bolo de felicitação pelo seu 50º aniversario de ordenação sacerdotal
Oitava visita. Na festa da Imaculada Conceição desse mesmo ano, visitou a comunidade do centro de estudos superiores. Depois de presidir a uma liturgia noturna em honra a Nossa Senhora, foi ao auditório, onde se colocou à disposição dos religiosos e sacerdotes Legionários para responder a quaisquer perguntas que pudessem ter sobre a sua experiência pessoal, teologia e atualidade eclesiástica. Depois, jantou com a comunidade e, no livro dourado, colocou a sua assinatura com uma breve nota: “Nella festa dell’Immacolata” (“Na Festa da Imaculada Conceição”).
Nona visita. Em Setembro de 2003, presidiu a celebração eucarística e à recitação de Laudes no primeiro dia do novo encontro “Peregrinação ao túmulo de São Pedro”, com 105 bispos de 25 países. Durante a sua homilia, disse que o bispo deve revestir-se dos sentimentos de Cristo: sentimentos de misericórdia, magnanimidade e bondade. Para o conseguir, “o bispo deve fazer da Eucaristia o centro da sua vida e ao mesmo tempo o centro de toda a sua atividade no seio da sua diocese”.
2005: duas reuniões. Em 2 de Dezembro de 2005, o Cardeal Joseph Ratzinger recebeu a comunidade do noviciado da Alemanha que tinha viajado para Roma, no contexto do 60º aniversário da ordenação do fundador.
A 23 de Março de 2005, Quarta-feira Santa, conheceu o grupo de jovens alemães que, acompanhados pelos Legionários de Cristo, tinham feito uma peregrinação a Roma para celebrar a Páscoa. Este encontro entre o Cardeal e os jovens alemães era uma espécie de “tradição” que se prolongava há cerca de 10 anos nesse ano. Do mesmo modo, em várias ocasiões, encontrou-se com os estudantes universitários americanos do Apostolado “Compass” (Bússola).
Como é de conhecimento público, na Providência de Deus foi precisamente sob o pontificado do Papa Bento XVI que a Legião de Cristo e Regnum Christi recebeu a ternura de Deus, através do acompanhamento da Igreja. Como homenagem, oferecemos esta publicação com um coração agradecido.